domingo, 25 de outubro de 2009

TENDÊNCIA CONSTRUTIVA DO SER HUMANO

LIVRO "UM JEITO DE SER"CARL ROGERS)

"Os indivíduos possuem dentro de si mesmos amplos recursos para a auto-compreensão e para modificação de seus auto-conceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo. Esses recursos podem ser ativados se houver uma clima, passível de definição, de atitudes psicológicas facilitadoras;

As pessoas têm fundamentalmente uma orientação positiva. A pessoa traz dentro de si a capacidade e a tendência latente para caminhar rumo à maturidade. A tendência ao crescimento, uma propensão rumo à auto-realização, uma tendência direcionada para frente, esta constitui a mola principal da vida. Há um fluxo de movimento em direção ‘a realização construtiva. Essa tendência pode ser frustrada (momentos de tristeza, angústia, desespero), mas não pode ser destruída.

Quanto mais uma pessoa é compreendida e aceita, maior sua tendência para se mover para frente. Quando a pessoa se sente compreendida, aceita, recebendo calor humano, ela desenvolve força e confiança em si e dessa forma não entra em desespero.

Ninguém precisa dar uma solução para o problema do outro, deve apenas aprender a ouvir. As pessoas encontram as soluções dentro de si quando conversam, desabafam e refletem sobre seus conflitos e emoções.

Carl Rogers, em seu livro Um Jeito de Ser ( pág. 40 e 41), conta um episódio de sua vida , que ilustra esta tendência:

“A caixa em que armazenávamos nosso suprimento de batatas para o inverno era guardada no porão, vários metros abaixo de uma janela. As condições eram desfavoráveis, mas as batatas começavam a germinar – eram brotos pálidos e brancos, tão diferentes dos rebentos verdes e sadios que as batatas produziam quando plantadas na terra, durante a primavera. Mas estes brotos tristes, cresceram em busca da luz distante da janela. Esses brotos eram uma expressão desesperada da tendência direcional de que estou falando. Sob as mais adversas circunstâncias, estavam tentando ser uma planta. Ao lidar com clientes cujas vidas foram disvirtuadas, sempre penso nestes brotos de batatas. Posso confiar que a tendência realizadora, está presente nestas pessoas. Esta tendência construtiva e poderosa é o alicerce da Abordagem Centrada na Pessoa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário